UNILASALLE - Centro Universitário - Niterói/RJ 1°
semestre - 2016
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Aula 01 - Teoria Geral da Administração - Introdução Aula 02 - Teoria Geral da Administração Aula 03 - Teoria Geral da Administração - Primórdios - Vídeo: Tempos Modernos Aula 04 - TGA - Cap. 01 (continuação), Cap. 02, Cap. 03; Vídeo: Introdução à Administração Aula 07 - Fayol (Teoria Clássica) Aula 08 - Teoria das Relações Humanas - Vídeo: Experiência de Hawthorne Aula 09 - TGA - Apostila Abordagem Humanística (LER ATÉ A PÁGINA 06) Aulas 09 e 10 - Comparação: Experiência de Hawthorne de Elton Mayo (homem social) e Hierarquia das Necessidades de Maslow Aulas 11 e 12 - Fatores higiênicos e motivacionais - Herzberg e Vídeo: Hierarquia das Necessidades de Maslow PERGUNTAS DA ÚLTIMA AVALIAÇÃO 01 NO EXERCÍCIO DE 2014 (arquivo inserido em 21/09/2015): 1. [2.0] Segundo MAXIMIANO (2006, p. 39), “em 1895, Taylor apresentou à sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração científica: A piece-rate system (Um sistema de pagamento por peça)”. Então, conclui-se que no cenário “taylorista” das indústrias, foi apresentado no espaço corporativo da época, dois perfis dos funcionários conhecidos pela figura do “homem econômico”. Fale a respeito. 2. [2.0] Para LOBATO (2012, p. 226), “tudo o que as indústrias Ford fizeram – tudo o que eu fiz, procura provar com fatos que o serviço social, não o lucro, deve ser a mira suprema, e que a indústria que visa fazer o mundo melhor constitui uma nobre profissão”. Sendo assim, conforme perspectiva apresentada pelo Henry Ford, é possível identificar como os funcionários eram “gerenciados” no período do “Fordismo no mundo”, exceto nas distorções do caso Fordilândia brasileiro. Discorra sobre o assunto. 3. [2.0] “Administrar é obter resultados por meio de pessoas, ou seja, é o ato de trabalhar com pessoas para realizar os objetivos da organização e de seus membros”, afirma LACOMBE (2009). Vale lembrar, também, na visão “fayolista”, na Teoria Clássica, foram citadas algumas perspectivas das “funções da empresa”. Então, cite duas e explique-as, e faça uma releitura delas para acompanhar os anseios do período corporativo atual. 4. [2.0] “Quando os pesquisadores aumentaram a luz no grupo experimental, verificaram que a produção aumentava nos dois grupos. Para consternação dos pesquisadores, eles diminuíram a quantidade de luz no grupo experimental e... a produção também aumentou nos dois grupos! Em seguida, os pesquisadores ofereceram benefícios: lanches e intervalos de descanso. A produção continuou aumentando”., diz MAXIMIANO (2006, p. 160). De acordo com esta breve passagem histórica da Experiência de Hawthorne, do autor Elton Mayo, faça um breve esboço do conteúdo que serviu de base para Psicologia Industrial no início da humanização das empresas. 5. [2.0] De acordo com os primórdios da administração, o “método cartesiano” pode ser aplicado tanto na vida profissional quanto na pessoal. Fale a respeito. PROVA - AVALIAÇÃO 01 - 08/03/2016 Aula
13 - Texto: "A liderança é limitada pela cultura nacional" Aulas 13 e 15 - Peter Drucker, Homem Complexo, Administração por Objetivos e Capital Intelectual Aulas 16 e 17 - Gestão de Processos e Gestão da Qualidade Total Aula 18 - Texto: Toyotismo (link disponível em breve) Aula 20 - Teoria Neoclássica - Vídeo: "Mesmo sendo empregado, pense como patrão" PROVA - AVALIAÇÃO 02 - ???? PROVA - AVALIAÇÃO 03 - ??? © 2002-2016 - Patrick Nunes - Rio de Janeiro - Brasil |